5 razões pelas quais você deve começar a comer alimentos à base de plantas hoje

 5 razões pelas quais você deve começar a comer alimentos à base de plantas hoje


5 razões pelas quais você deve começar a comer alimentos à base de plantas hoje

 
À medida que nossa sociedade evolui, estamos constantemente enfrentando a necessidade de mudar nossos comportamentos e hábitos para aumentar nossa saúde e qualidade de vida. Agora enfrentamos mudanças climáticas, pandemias, insegurança alimentar e mais de 40% da nossa população sofre de doenças crônicas. 

 Uma das ideias recentes apresentadas para melhorar o nosso mundo e a saúde é a nutrição à base de plantas. Mesmo que os regimes alimentares não sejam algo que nosso médico prescreva (ainda), pesquisas mostram que os alimentos têm muito a contribuir para a nossa saúde. Também é uma opção menos onerosa para nossa sociedade do que prescrever medicamentos.

Nossa compreensão da alimentação baseada em vegetais pode variar de um indivíduo para outro. No mundo da nutrição, comer à base de plantas consiste em ter uma grande parte da nutrição proveniente de vegetais, frutas, ervas, nozes, grãos inteiros e também incluir legumes e outras plantas.

Um espectro de opções de nutrição à base de plantas está disponível para você. Alguns são muito rígidos (dieta vegana), outros ainda estão adicionando produtos de origem animal como laticínios (vegetariano) e na outra extremidade do espectro estão aqueles que ainda comem carne, aves e peixes ocasionalmente.
Certa vez, acreditávamos que os primeiros humanos consumiam uma grande proporção de proteína animal em sua dieta. É a partir dessa crença que, nos anos 2000, a dieta Paleo (composta principalmente por proteína animal) se tornou muito popular no mundo da nutrição e da dieta alimentar.
 Embora agora saibamos que a nutrição dos primatas bípedes e do Homo sapiens era composta principalmente de nozes, frutas, folhas, raízes, sementes e água. Nesse caso, a Dieta Paleo “original” era na verdade uma alimentação baseada em vegetais.
Também está relacionado ao fato de que alguns dos animais mais fortes da Terra não são carnívoros. O mamífero mais forte é o gorila (a maioria são herbívoros). Ele tem a capacidade de levantar cerca de 4409 libras, ou seja, 10 vezes o seu peso corporal. Seria como um indivíduo de 200 lb levantando 2.000 lb.
Se outros mamíferos podem viver uma vida saudável e forte com uma nutrição baseada em plantas, provavelmente também podemos.
 Seja para salvar os animais, ficar mais saudável ou simplesmente se sentir melhor, a nutrição à base de plantas é uma ótima opção para quem deseja ser uma pessoa melhor e mais saudável.
A escolha de uma nutrição à base de plantas não precisa ser um compromisso complexo. Ainda não está convencido? Aqui estão as 5 razões para começar a comer nutrição à base de plantas agora:

 Melhore a sua saúde


Além disso, um aumento no consumo de vegetais, grãos e feijão trará mais fibras à sua alimentação. Recomenda-se o consumo diário de 25 g (mulher) a 38 g (homem) de fibra. Infelizmente, consumimos em média 15 g por dia. Isso não é suficiente para a maioria de nós e pode ter um impacto negativo nos intestinos e causar prisão de ventre ou hemorroidas.

De acordo com a pesquisa, um aumento na ingestão de fibras também pode ajudar a prevenir e reduzir doenças cardíacas, diabetes e câncer de cólon. A fibra também é conhecida por reduzir os níveis de colesterol no sangue. Para a maioria dos americanos, a ingestão média diária de proteína é recomendada em 46 g (mulheres) e 56 g (homens). Uma xícara de queijo ralado contém cerca de 26 g de proteína e 1 xícara de frango em cubos contém 38 g de proteína.

Isso significa que se você comer queijo cottage no café da manhã com um copo de leite, um sanduíche de ovo no almoço e um bife de lombo no jantar, provavelmente terá o dobro da quantidade de proteína recomendada para ingestão diária. 

Agora você pode entender por que o americano médio ingere cerca de 100 g de proteína por dia. Nossa sociedade parece estar comendo muita proteína, o que pode causar problemas nos intestinos ou na digestão. É verdade que alguns indivíduos precisam de mais proteína do que outros, mas, em geral, nossa nutrição rica em proteínas é excessiva. Uma nutrição à base de plantas pode nos ajudar a cumprir nossa meta de saúde sem ir além da recomendação de ingestão diária. 
Antigamente, acreditava-se que era necessário adicionar proteína animal às refeições para aumentar a massa muscular

 Alguns estudos e atletas demonstraram que é possível aumentar os músculos e estar em forma com uma nutrição à base de plantas. Por exemplo, um dos melhores corredores de todos os tempos e ultramaratonista americano, Scott Jurek é conhecido por ser um comedor de plantas! 

Enquanto milhares de pesquisas demonstram os benefícios para a saúde de consumir vegetais como forma de prevenir doenças, muitos ainda se recusam a mudar sua nutrição para aumentar nossa qualidade de vida. 

Muitas pessoas acreditam que exercícios, medicamentos e suplementos são suficientes para manter a saúde. Enquanto isso, especialistas na área de saúde e bem-estar afirmam que o controle do peso envolve 75 a 80% de nutrição e 20 a 25% de exercícios.

De acordo com algumas pesquisas, os comedores de plantas mostraram menos sinais de depressão e doenças mentais do que os onívoros. Há muito mais pesquisas a serem feitas e certamente alguns aspectos a serem considerados (como a ingestão de açúcar), mas essas pesquisas são muito promissoras. A melhor maneira de saber é experimentar e ver como se sente.
 

Perda de peso e controle de peso

Comer à base de plantas significa que uma grande parte de sua refeição vem de alimentos à base de plantas. Dito isso, frutas e vegetais são freqüentemente a coisa número um que vem à mente quando pensamos em uma nutrição à base de plantas. Segundo alguns estudos, apenas 15% da nossa população consegue atender ao requisito mínimo de recomendação diária para frutas e menos ainda (10%) para hortaliças. Especialistas em nutrição de todo o mundo concordam que o consumo insuficiente de frutas e vegetais contribui para a epidemia de obesidade e doenças crônicas relacionadas à má nutrição, principalmente em nosso país. Embora o exercício seja importante, a nutrição é provavelmente a razão número um pela qual temos tanta obesidade em nosso país. Em geral, os indivíduos que seguem uma nutrição baseada em vegetais tendem a consumir menos calorias do que aqueles que consomem proteína animal. Uma vez que a maioria de suas calorias vem de opções mais saudáveis e menos calorias por peso. Comedores à base de plantas tendem a comer menos alimentos processados e evitar restaurantes focados em carnes, como cadeias de fast-food, que oferecem opções de refeições não saudáveis. Além disso, estudos indicam que indivíduos que realizaram alimentação à base de plantas com consumo reduzido de sódio (23001500 mg por dia) apresentaram redução da pressão arterial e aumento da perda de peso. Dito isso, é importante entender que alimentos à base de plantas nem sempre significam alimentos saudáveis. O açúcar é o outro alimento vegetal com o qual devemos ter cuidado.

Prevenir ou controlar uma doença crônica 

Como você verá na próxima seção, a pesquisa demonstra que os indivíduos com uma nutrição baseada em plantas podem prevenir doenças crônicas, reduzir a obesidade e principalmente estimular uma vida saudável e com qualidade. Um relatório publicado pela Organização Mundial de Saúde recomendou que a ingestão diária de 400 g de frutas e vegetais contribuiria para a prevenção de doenças crônicas como diabetes, doenças cardíacas, câncer e obesidade. Para colocar isso em perspectiva, 1 tomate tem aproximadamente 75 g, enquanto uma batata de tamanho médio tem cerca de 150 gramas. Para frutas, um a maçã média tem cerca de 150 ge um kiwi pequeno tem cerca de 75 g.

Pare de gastar em suplementos

Você sabia que a população de nosso país gasta mais de US $ 30 bilhões por ano em suplementos? E se você não precisasse desperdiçar esse dinheiro? Com uma nutrição à base de plantas, você tem mais chances de receber todos os nutrientes de que precisa de fontes naturais, como legumes, vegetais e frutas. Isso não apenas economiza dinheiro, mas também evita que você se lembre de comprar e consumir suplementos. Enquanto milhares de pesquisas demonstram os benefícios para a saúde de consumir vegetais como forma de prevenir doenças, muitos ainda se recusam a mudar sua nutrição para aumentar nossa qualidade de vida. Muitas pessoas acreditam que exercícios, medicamentos e suplementos são suficientes para manter a saúde. Enquanto isso, especialistas na área de saúde e bem-estar afirmam que o controle do peso envolve 75 a 80% de nutrição e 20 a 25% de exercícios.

Salve nosso planeta

A agricultura usa aproximadamente 70% de nossa água doce (globalmente em média). Dito isso, a produção de carne requer cerca de 1000% mais água (1 kg requer de 5.000 a 20.000 litros de água) do que alguns grãos como o trigo (1 kg de trigo requer entre 500 e 4.000 litros de água). Além disso, muitos grãos são cultivados para alimentar os animais que comemos e, se começássemos a comer esses grãos e reduzíssemos o consumo de carne, menos água e recursos seriam usados para produzir ração. Concluindo, a alimentação baseada em vegetais é para todos, a idéia principal não é “fazer dieta” ou remover algo de sua nutrição, mas mais adicionar mais vegetais, frutas, nozes, grãos inteiros e leguminosas. Agora é hora de colocar seu aprendizado em ação, escolher um dia em que você vai começar sua nutrição à base de plantas, selecionar suas refeições (encontrar receitas de café da manhã, almoço e jantar) e fazer uma lista de compras, ir às compras (pegar seus itens de mercearia) ) e implemente a mudança! Comer à base de vegetais não é uma dieta, mas sim um modo de vida. Torne-o simples e divirta-se com ele!

ESCRITO POR HUGO NOBRE
EDITORA BRASIL DIGITAL

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